fonte: SinMed/RJ
O Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro (SinMed/RJ) solicitou, através de ofício, à Polícia Militar o reforço do policiamento na região da Maternidade Herculano Pinheiro, em Madureira. O pedido se justifica pela invasão de bandidos feita à unidade, no final da tarde desta segunda-feira (17). De acordo com os médicos da maternidade, traficantes armados desceram do morro São José Operário, solicitando que um médico fosse à comunidade para atender uma pessoa possivelmente baleada.
“Esse é um filme que se repete todo dia nas unidades de saúde. A falta de segurança coloca em risco seus profissionais”, alertou o presidente do SinMed/RJ, Jorge Darze. Os funcionários do hospital reclamam da constante falta de segurança no local e trabalham apreensivos no plantão, com medo de que a situação de repita. “Estamos em constante sobressalto. E o nosso prefeito diz que a área não é de risco”, lamentou um médico que preferiu não se identificar.
O SinMed/RJ repudia o fato de a Secretaria Municipal de Saúde ter negado a invasão, em nota. “Este episódio reflete o agravamento da crise do Estado? Será que os criminosos estão se sentindo mais ousados?”, questionou Darze. Para o líder sindical, minimizar o ocorrido “demonstra total irresponsabilidade, por parte da prefeitura, no trato de fatos graves, e coloca em risco os profissionais”.